4 DEZ

Romarias de Juazeiro do Norte: saiba por que conhecer

Date: 04/12/2020

Conhecidas em todo o Brasil, as romarias de Juazeiro do Norte atraem milhares de visitantes todos os anos que viajam, muitas vezes, centenas de quilômetros para exercer a fé e a religião. Durante todo o ano, é possível presenciar e aprender mais com esses grandes encontros religiosos que acontecem nessa cidade da região do Cariri. 

 

Nesse post, você irá conhecer um pouco mais sobre as romarias de Juazeiro do Norte e suas histórias. Boa leitura! 

 

História das romarias de Juazeiro do Norte 

 

Com mais de 130 anos de história, as romarias de Juazeiro do Norte são tradições centenárias que ocorrem todos os anos. No ano de 1889, a igreja da cidade realizava a celebração ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, evento esse que desencadeou uma peregrinação de aproximadamente 3 mil pessoas. 

 

Essa primeira romaria foi organizada pelo Monsenhor Francisco Rodrigues Monteiro, reitor do Seminário do Crato na época. 

 

De lá para cá, as romarias de Juazeiro do Norte começaram a acontecer com mais frequência e com o passar do tempo, mais devotos se deram conta desses eventos religiosos de tamanha importância para a cultura e religião da região do Cariri

 

Principais romarias da cidade 

 

Ao total são quase 10 grandes romarias que acontecem em Juazeiro do Norte ao longo de todo o ano. Confira agora as 03 principais que você não pode deixar de conhecer e se encantar enquanto visita Juazeiro do Norte:

 

Romaria de Nossa Senhora das Candeias 

 

Realizada no dia 02 de fevereiro de todos os anos, a romaria de Nossa Senhora das Candeias é uma das mais antigas e tradicionais de Juazeiro do Norte.  

 

Seguindo as tradições, hoje em dia, os fiéis andam pelas ruas da cidade com candeeiros acessos enquanto rezam por Nossa Senhora das Candeias. 

 

Romaria de Nossa Senhora das Dores 

 

Conhecida por ser padroeira do município de Juazeiro do Norte, a romaria de Nossa Senhora das Dores é uma das mais marcantes da cidade por iniciar logo cedo com um desfile pelas ruas de Juazeiro do Norte.  

 

O desfile passa por diversas ruas abençoando as casas e famílias, acompanhado por uma carreata de fiéis. Caso você queira conhecer a romaria de Nossa Senhora das Dores, ela acontece no dia 15 de setembro. 

 

Romaria de Finados 

 

Sendo a maior entre as romarias de Juazeiro do Norte, a romaria de Finados chega a receber a incrível marca de 500 mil pessoas em todas as edições. Um dos motivos para tanto movimento nessa romaria é a data, que se estende durante três dias: 30 e 31 de outubro e 01 de novembro. 

 

O principal intuito da romaria de Finados é em questão das visitas que ocorrem no cemitério do Socorro, local onde Padre Cícero foi enterrado, ou para a visita de entes queridos. 

 
Onde se hospedar quando viajar para as romarias de Juazeiro do Norte 

 

Vai viajar para conhecer as romarias de Juazeiro do Norte, mas ainda não sabe onde se hospedar? O Imperial Palace Hotel é a opção perfeita para você e sua família. Todas as nossas acomodações estão preparadas para te receber e oferecer momentos de tranquilidade e conforto para seu descanso 

 

Além de nossos serviços de camareira e café da manhã que oferecem ainda mais comodidade para você. Sem falar da área externa com piscina adulto e infantil e estacionamento privativo. 

 


Solicite disponibilidade agora mesmo no Imperial Palace Hotel e venha passar seus dias de descanso hospedado em acomodações relaxantes e que contam com muito conforto.



Verifique a disponibilidade de datas sem compromisso!